Desenvolver práticas seguras é uma necessidade cada vez mais urgente entre as organizações preocupadas com a segurança digital.

Investir em ações de prevenção à fraude tem sido uma necessidade crescente entre as organizações. Uma vez que a cada dia a tecnologia conecta mais pessoas em diversas plataformas digitais, possibilitando que elas realizem diferentes tarefas cotidianas por meio da internet, essas mesmas pessoas acabam ficando expostas nesse ambiente online.

No nosso último artigo publicado, falamos em como melhorar a segurança digital nas empresas, que fazem parte de medidas fundamentais para prevenção à fraudes. Agora, apontaremos práticas fundamentais no combate aos golpes digitais.

Como se prevenir de possíveis fraudes?

Segundo levantamento realizado pela Mastercard em parceria o Datafolha, aponta que 57% das empresas brasileiras são alvos de fraudes e ataque digitais, e quanto à pessoas físicas, mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram com fraude financeira na internet. Para evitar esse crime que a cada dia se torna mais popular, estabelecer algumas práticas dentro da organização é de extrema importância. Algumas ações são:

1. Fique atento a vazamentos de dados pessoais

Não importa o tamanho ou segmento da sua empresa, ela está sujeita a possíveis ataques hackers. A prática desse crime se popularizou com o avanço tecnológico nos últimos anos, de modo que as organizações precisam contar com sistemas seguros de análise e armazenamento de dados. Com a LGPD

em vigor, o compartilhamento indevido de informações pessoais enfatiza ainda mais essa necessidade, uma vez que o não cumprimento dessa vigência acarretará multas e punições.

2. Faça análises de riscos

Tendo em vista que riscos podem acontecer, é importante estabelecer algumas medidas de análise de riscos. Com essa prática, sua empresa identificará pontos fracos que estão sujeitos a possíveis fraudes. Após definidos esses pontos, os gestores poderão aplicar ações preventivas, contando com programas seguros e bem definidos, que passem por constantes atualizações. Nesse processo, ter o apoio de todos os colaboradores e demais stakeholders da empresa é determinante.

3. Verifique os documentos com segurança

Muitas fraudes estão relacionadas às documentações. O uso indevido de informações ou imagens de terceiros é apenas um exemplo de como os criminosos podem agir na internet. Deste modo, contar com um sistema de análise de dados é uma estratégia importante. Para não sobrecarregar o time interno da organização, hoje, existem diversas empresas especializadas onboarding digital, contando com um processo seguro e ágil, em que a análise do documento é feita em poucos segundos. Esse processo apresenta diversas soluções que identificam características como prova de vida, validações sobre a originalidade de documentos de identificação, apuração das informações em bases de dados, se as fotos são originais, etc.

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

Fique por dentro das soluções de verificação de identidade que nós podemos somar ao seu negócio. Além disso, acompanhe todas as novidades sobre prevenção à fraude no nosso blog!

Luiz Penha

Luiz Penha

COO da Nextcode, grande vivência em infraestrutura de TI. Apaixonado por empreendedorismo e acredita que a segurança da informação é um dos grandes diferenciais das empresas.

Leave a Reply