Trazendo mais satisfação e permanência do cliente durante o processo de novos cadastros, o onboarding digital passa a ser uma estratégia fundamental  

Se antes uma validação cadastral levava horas ou até mesmo dias, hoje com o apoio da tecnologia avançada do onboarding digital, a verificação é feita em poucos minutos, mudando por por completo a forma de atendimento ao cliente.

Toda agilidade é resultado de um processo de coleta de dados, análise e entrega dos documentos feito por meio de aplicações que utilizam os conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Analytics para concluir o onboarding. Deste modo, além de trazer vantagens competitivas à empresa, como rapidez, redução de custos e eficiência, essa estratégia é essencial para a integração do cliente junto à organização. 

Um processo de onboarding bem estruturado que garante agilidade, segurança e escalabilidade, acaba tendo impacto direto no aumento da satisfação e permanência do cliente durante o processo, expandindo consequentemente, o crescimento e lucratividade da empresa.

Experiência do cliente como foco do negócio 

Com o passar dos anos, para alcançar um maior público e ter sucesso em seu negócio, tornar o cliente o fator central tem sido uma estratégia indispensável para o âmbito corporativo. Isso acontece tendo em vista que, com o aumento de ofertas de serviços e produtos, as empresas precisaram se destacar de alguma forma de seus concorrentes.  

Diante desse contexto, o onboarding digital passa a ser uma ferramenta importante a fim de garantir uma experiência mais satisfatória junto aos usuários. Possibilitando processos mais rápidos, com menor custo possível, além de exigir o mínimo de esforços dos clientes, esse é, sem dúvidas, o caminho para garantir a satisfação do cliente. 

É importante entender, ainda, que o processo de cadastramento por meio da digitalização do onboarding é a primeira etapa para a integração entre empresa e cliente. Deste modo, garantir a melhor experiência possível passa a ser determinante. Com isso, a empresa estabelece, inclusive, uma relação de segurança e confiança com seu cliente.  

Segurança no onboarding digital 

O avanço tecnológico potencializou exponencialmente as atividades fraudulentas, trazendo muitos desafios para os setores de prevenção à fraude. Para reduzir de alguma forma essas operações ilícitas, o processo de cadastramento, que é o primeiro contato entre empresa/cliente, é responsável por identificar quem são os usuários que a organização está prestes a se relacionar. Nesse sentido, contar com um sistema robusto e que diminua os riscos durante uma validação cadastral é essencial. 

Conhecer o cliente, aceitando apenas o que é genuíno, ajuda a empresa a se antecipar de possíveis fraudes ou clientes inadimplentes, por exemplo. Há, ainda, outros benefícios de contar com um sistema de onboarding digital: 

  • Automatização de processos: permitindo, por conseguinte, que o time dedique esforços em outras demandas mais estratégicas; 
  • Rapidez durante a verificação documentacional: uma vez que toda validação conta com o apoio da tecnologia, esse processo é instantâneo, sendo realizado em poucos segundos; 
  • Redução da burocracia: unindo os dois tópicos anteriores, o onboarding digital reduz a burocracia durante o processo, trazendo mais agilidade e eficiência à operação; 
  • Redução de custos: a aplicação da tecnologia reduz substancialmente os custos do processo como um todo. 

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

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Luiz Penha

Luiz Penha

COO da Nextcode, grande vivência em infraestrutura de TI. Apaixonado por empreendedorismo e acredita que a segurança da informação é um dos grandes diferenciais das empresas.

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