Algumas medidas são fundamentais para prevenir a companhia de lidar com possíveis crimes cibernéticos

O avanço tecnológico trouxe consigo a necessidade de um investimento intensivo em proteção cibernética, e com a chegada da pandemia do Covid-19, potencializou-se ainda mais esse gargalo entre as empresas e sociedade de modo geral. Afinal, com a adesão do trabalho remoto e híbrido durante o período pandêmico, além do aumento significativo de transações realizadas por meio da internet, as pessoas ficaram mais expostas no ambiente online. Neste contexto, torna-se fundamental que as empresas revejam suas políticas de segurança, evitando assim, vazamentos de dados, sejam da organização ou de seus clientes.

De acordo com uma pesquisa da Mastercard em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, foi constatado que 57% das empresas brasileiras são alvos de fraudes e ataque digitais com alta frequência, ao ponto que apenas 32% contam com uma área própria de cibersegurança. Além disso, mesmo sendo considerada importante entre as organizações, a segurança cibernética não é uma prioridade no orçamento para 39% dos entrevistados.

E, para reverter esse cenário que se torna cada vez mais preocupante, é preciso estabelecer boas práticas no manuseio de dados e informações sensíveis. Além disso, estar em compliance com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma medida indispensável quando pensamos em segurança digital. Existem, também, outras estratégias que não podem ser ignoradas pelas instituições que priorizam a cibersegurança. Algumas são:

  • A importância de realizar backups

Por mais seguro que seja o sistema de sua empresa, ele está sujeito a apresentar qualquer tipo de instabilidade em algum momento. Para evitar a perda de documentos e informações importantes para a organização, certifique-se de ter instalado em seu sistema um programa de backup seguro, que seja atualizado frequentemente, de acordo com o volume de dados com a qual a sua empresa lida. É uma medida simples, mas que garante maior segurança digital e evita prejuízos com a recuperação dessas informações.

  • Os benefícios da computação na nuvem

Os sistemas de cloud computing ganham mais relevância a cada dia, visto que, por trás da ferramenta, existem tecnologias com um alto grau de segurança. Outra vantagem de soluções na nuvem é a questão do custo, em que soluções individuais podem ter preços bem elevados. Deste modo, ao optar por uma plataforma na nuvem, é possível contar com os mesmos benefícios de uma solução on-premise a valores mais baixos.

  • Aposte em criptografia

Ao lidar com um fluxo muito alto de dados, a empresa acaba ficando exposta a possíveis fraudes ou vazamento de informações. Para se prevenir, a utilização da criptografia pode ser uma maneira eficiente. Deste modo, com arquivos criptografados, quando um invasor consegue passar pelo firewall e outras ferramentas de segurança, mesmo com o sistema exposto, as informações se tornam ilegíveis. Sem dúvidas, a estratégia garante um sistema seguro e confiável.

Para finalizar, é importante contar com uma Política de Segurança da Informação (PSI), que tem como principal objetivo gerenciar a segurança de uma empresa, determinando regras e padrões para proteção dos dados. A PSI estimula como deve ser realizado o acesso às informações, além de responsabilidades e punições em caso de desrespeito às normas estabelecidas.

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno.

E se você tem alguma dúvida sobre proteção cibernética, não deixe de acompanhar nosso blog e entenda todas as precauções da Nextcode relacionadas ao processo de Onboarding Digital e a preservação de dados pessoais.

Samuel Link

Samuel Link

Head Comercial na Nextcode. Levando aos clientes as melhores soluções em verificação digital para identificar o que é realmente genuíno.

Leave a Reply