Os dados representam um aliado valioso na recuperação das organizações, e cabe aos líderes, encabeçar a transição ao digital de forma natural e acessível a todas as equipes.

Não seria exagero algum afirmar que o trunfo operacional do Onboarding Digital chegou para consolidar um novo tipo de mentalidade corporativa. Considerando o tamanho da abrangência oferecida por esse braço tecnológico, trata-se de uma alternativa palpável para gestores que buscam atingir um nível elevado em termos de maturidade fiscal e produtividade dos departamentos.

É importante frisar que a simples presença da máquina não é o único componente encarregado por colocar a organização em outro patamar. Deve-se ir além, visualizando o fator humano com o protagonismo que os profissionais merecem. A partir dessa união consciente e instaurada no pilar central da empresa pode-se esperar um crescimento gradual.

Como sua empresa lida com as informações?

Por muito tempo, a única possibilidade de se resguardar dados e manusear esses materiais era através de sistemas físicos e procedimentos manuais. Apesar da ascensão tecnológica, não podemos simplesmente fechar os olhos e fingir que essa realidade não existe mais no Brasil. Nesse sentido, é fundamental desmistificar noções equivocadas sobre a automatização e apontar caminhos compatíveis com cenário atual. Não é sobre uma prática antiquada, mas uma forma de se conduzir processos que pode comprometer a integridade de informações sensíveis e que em breve contarão com respaldo legal.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não é uma mera coincidência. Ela chega para contemplar um pensamento unânime entre o público consumidor, e prevê uma série de medidas punitivas para os que descumprirem conceitos básicos de privacidade, consentimento e transparência. Transportar o fluxo de dados para a tecnologia é um sinal positivo de que os tempos mudaram e sua empresa não permaneceu estática.

Remodelando a validação de documentos

Na prática, o onboarding digital traz para si a responsabilidade de lidar com um movimento crescente de informações. A validação de documentos relacionados ao cadastro de consumidores por meio de aplicativos ou sites se beneficia dessa novidade operacional. Não existe margem para erros ou inoperância nessa área interna, e agilidade e eficácia são elementos cruciais, mas que precisam acompanhar um estado de segurança favorável à prevenção de problemas futuros. No mercado, cada vez mais soluções modernizadas mostram-se opções recomendáveis.

Desde a captação de dados à extração do valor a partir da imagem analisada, os ganhos estratégicos são numerosos quando levamos a inteligência analítica para o manuseio de documentos. Outra influência positiva personifica-se na construção de um perfil fiel do consumidor, a partir de uma filtragem primária que separa características indesejáveis para a empresa em questão.

Decisões assertivas e maior compreensão sobre o público-alvo

Tornar o ciclo de cadastro dos consumidores inteiramente digital é uma finalidade plausível pelo uso do onboarding digital. Com isso, a interação humana mantém-se relevante, facilitada pela utilização de canais apoiados pela assertividade tecnológica. Os insumos extraídos através da validação dos dados estarão a postos para que o gestor tome decisões embasadas por plataformas técnicas. Hoje, a criação de um ambiente digital bem estruturado e com uma comunicação consolidada é um grande chamariz para a fidelização de novos usuários.

A persona do consumidor mudou radicalmente. É inimaginável pensar em modelos de atendimentos estáticos e de flexibilidade quase nula. Por isso, encerro o artigo destacando um dos maiores objetivos da inserção da tecnologia no cotidiano empresarial: aprimorar a relação entre empresa e cliente, reduzindo o espaço para erros e potencializando o papel humano nesse cenário.

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

Fabricio Beltran

Fabricio Beltran

CTO da Nextcode e líder de desenvolvimento. Sempre antenado às mudanças tecnológicas no que se refere à Inteligência Artificial, Onboarding Digital e Processos de Segurança de Dados.

Leave a Reply