Após uma análise extensa, a resposta dos tomadores de decisões é mais assertiva, visto que o onboarding garante informações seguras e concretas

A digitalização tem sido uma demanda cada vez mais recorrente no meio empresarial. Se antes as organizações tinham qualquer dúvida sobre seu potencial transformador, a pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade da transformação digital e da inovação dos processos operacionais. Isso porque, uma vez que as empresas precisaram adaptar seu modelo de trabalho a fim de seguir todas as medidas sanitárias de isolamento social para reduzir a circulação do vírus, a estratégia foi aderir ao home office e à automação de processos.

Diante desse cenário, com o aumento do número de empresas operando remotamente e vários processos que antes eram presenciais sendo adaptados para o ambiente virtual, o grande desafio para os líderes foi lidar com toda mudança operacional e de gestão, sem perder a produtividade ou eficiência em sua atuação. Felizmente, companhias de diferentes tamanhos e segmentos puderam contar com o apoio de soluções tecnológicas que foram determinantes nesse processo – sendo que muitas dessas plataformas são otimizadas e vistas como tendência para os próximos anos.

O onboarding digital, ferramenta que possibilita que o procedimento de averiguação de novos cadastros se torne mais ágil e seguro, por sua vez, tem sido fundamental para que as empresas tomem decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos. Analisando informações dos usuários como RG, CPF e CNH, além da verificação de imagens e dados do próprio documento, entre outras formas de validação, o onboarding digital entrega, ainda, uma UX (User Experience, ou Experiência do Usuário, em tradução livre) mais rica e simplificada, visto que a operação garante um retorno quase que imediato.

Potencial do onboarding digital
na tomada de decisões

Um dos principais objetivos do onboarding digital é, sem dúvidas, detectar possíveis práticas digitais suspeitas. Nesse sentido, para identificar esses indícios de fraudes, a solução é indispensável.

No meio corporativo, por exemplo, é bem comum que criminosos operem atividades fraudulentas por meio de documentos falsos ou de terceiros. A prática, por sua vez, representa prejuízos financeiros e de imagem às organizações. No entanto, com o onboarding, a precisão da verificação permite que os tomadores de decisões consigam ser mais assertivos na análise cadastral, identificando e aceitando apenas os bons clientes. Vale reforçar que:

  • O onboarding digital é um processo indispensável, independentemente da forma de trabalho da empresa, sendo uma estratégia importante tanto para modelos de trabalho remoto, híbrido ou presencial.
  • O processo traz diversas vantagens à organização. Com a automação, além da redução de custos, os profissionais têm autonomia para lidar com atividades mais estratégicas.
  • A segurança é um grande benefício no onboarding digital. Com a máquina operando essa análise, é possível identificar facilmente indícios de fraudes ou falhas no envio dos documentos que, vistos a olho nu, poderiam passar despercebidos.

E quando falamos de departamentos antifraude, falamos de Nextcode. Oferecemos soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

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Fabricio Beltran

Fabricio Beltran

CTO da Nextcode e líder de desenvolvimento. Sempre antenado às mudanças tecnológicas no que se refere à Inteligência Artificial, Onboarding Digital e Processos de Segurança de Dados.

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