Como abrir uma conta digital? Quais são os cuidados e burocracias enfrentadas pelas instituições? Confira:

Os bancos digitais chegaram com força no Brasil e têm ganhado espaço devido à oferta de serviços ágeis, à praticidade nas operações e tarifas atraentes (ou inexistentes).

Para os clientes, os benefícios são diversos, como redução de custo, maior praticidade com transações feitas 100% online e pelo celular, cartões de crédito e débito muitas vezes internacionais, sem anuidade, além de saques na rede 24 horas. A simplicidade de todo processo de cadastro com uso de tecnologia é mais uma vantagem atrativa.

Tudo isso fez com que grande parte dos consumidores migrassem para os bancos digitais, muitas vezes, fechando suas contas nos bancos tradicionais, o que abriu os olhos dessa instituições. Agora, elas buscam digitalizar as suas contas e reduzir burocracias e custos para conquistar o cliente de volta.

Mas antes de abrirem suas contas digitais, as instituições devem cuidar da segurança nos processos e seguir alguns cuidados básicos:

Big data e Analytics

Com o big data é possível gerar análises importantes sobre o perfil e o comportamento financeiro dos clientes. Os bancos que oferecem contas digitais precisam estar atentos às dores e queixas de seus consumidores – e a análise dos dados pode ajudar.

Dessa forma, criam produtos e serviços atuais, a fim de fidelizar o consumidor com soluções personalizadas, tudo em uma plataforma 100% digital, com conforto e segurança.

Relacionamento descomplicado

Não há como abrir uma conta digital sem desenvolver canais de atendimento online e descomplicados. Ter uma proposta moderna para os canais de relacionamento fará com que o cliente sinta que seus problemas ou dificuldades estão sendo tratados de maneira transparente e eficiente. Para tanto, a instituição pode recorrer à inteligência artificial para um primeiro atendimento, seguida de atendentes treinados, sem fazer uso de scripts prontos.

Confira os desafios de pequenas empresas financeiras

Marketing

Onde está o consumidor das contas digitais? Na internet. Dessa forma, as ações dos bancos devem ser voltadas à rede. Campanhas que gerem identificação com o cliente em canais que ele frequenta são boas pedidas. Além disso, é preciso personalizar as ações para que o cliente se sinta realmente especial.

Segurança

A implantação de uma conta digital deve ser pensada com cautela e só ser colocada em prática após a instituição ter um sistema seguro e atualizado para guardar os dados de seus clientes. É preciso ainda obter autorização do Banco Central para funcionar como um banco ou conta de pagamento.

Cadastro inteligente e rápido

O processo de onboarding digital ajuda as empresas financeiras a capturar os dados de seus clientes, garantindo um cadastro rápido e seguro, com checagem de dados e verificação de identidade digital.

Saiba mais sobre as soluções de segurança no cadastro da Nextcode para instituições financeiras. Fale conosco.

Ana Maria

Ana Maria

Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply