Como abrir uma conta digital? Quais são os cuidados e burocracias enfrentadas pelas instituições? Confira:

Os bancos digitais chegaram com força no Brasil e têm ganhado espaço devido à oferta de serviços ágeis, à praticidade nas operações e tarifas atraentes (ou inexistentes).

Para os clientes, os benefícios são diversos, como redução de custo, maior praticidade com transações feitas 100% online e pelo celular, cartões de crédito e débito muitas vezes internacionais, sem anuidade, além de saques na rede 24 horas. A simplicidade de todo processo de cadastro com uso de tecnologia é mais uma vantagem atrativa.

Tudo isso fez com que grande parte dos consumidores migrassem para os bancos digitais, muitas vezes, fechando suas contas nos bancos tradicionais, o que abriu os olhos dessa instituições. Agora, elas buscam digitalizar as suas contas e reduzir burocracias e custos para conquistar o cliente de volta.

Mas antes de abrirem suas contas digitais, as instituições devem cuidar da segurança nos processos e seguir alguns cuidados básicos:

Big data e Analytics

Com o big data é possível gerar análises importantes sobre o perfil e o comportamento financeiro dos clientes. Os bancos que oferecem contas digitais precisam estar atentos às dores e queixas de seus consumidores – e a análise dos dados pode ajudar.

Dessa forma, criam produtos e serviços atuais, a fim de fidelizar o consumidor com soluções personalizadas, tudo em uma plataforma 100% digital, com conforto e segurança.

Relacionamento descomplicado

Não há como abrir uma conta digital sem desenvolver canais de atendimento online e descomplicados. Ter uma proposta moderna para os canais de relacionamento fará com que o cliente sinta que seus problemas ou dificuldades estão sendo tratados de maneira transparente e eficiente. Para tanto, a instituição pode recorrer à inteligência artificial para um primeiro atendimento, seguida de atendentes treinados, sem fazer uso de scripts prontos.

Confira os desafios de pequenas empresas financeiras

Marketing

Onde está o consumidor das contas digitais? Na internet. Dessa forma, as ações dos bancos devem ser voltadas à rede. Campanhas que gerem identificação com o cliente em canais que ele frequenta são boas pedidas. Além disso, é preciso personalizar as ações para que o cliente se sinta realmente especial.

Segurança

A implantação de uma conta digital deve ser pensada com cautela e só ser colocada em prática após a instituição ter um sistema seguro e atualizado para guardar os dados de seus clientes. É preciso ainda obter autorização do Banco Central para funcionar como um banco ou conta de pagamento.

Cadastro inteligente e rápido

O processo de onboarding digital ajuda as empresas financeiras a capturar os dados de seus clientes, garantindo um cadastro rápido e seguro, com checagem de dados e verificação de identidade digital.

Saiba mais sobre as soluções de segurança no cadastro da Nextcode para instituições financeiras. Fale conosco.

Ana Maria

Ana Maria

Responsável pelo conteúdo da Nextcode. Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply