Conheça os principais desafios de pequenas empresas e aprenda como superá-los de maneira eficiente

Os pequenos negócios no Brasil foram responsáveis pelo crescimento do emprego no ano de 2019. Embora os desafios de pequenas empresas sejam muitos, elas se mantêm como uma importante força na economia brasileira. Esse dados foram apresentados pelo Sebrae em um estudo realizado em parceria com o CAGED  (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Para vencer as barreiras e desafios impostos, as empresas financeiras precisam ter boas estratégias para manter a organização e lidar com burocracias e exigências do setor, utilizando a tecnologia como aliada principal.

Quer saber mais? A seguir, confira os 3 principais desafios de pequenas empresas do setor:

1. Tecnologia

O mundo mudou. Hoje, as inovações tecnológicas ajudam as empresas a captar clientes e a fazer o gerenciamento deles. Para isso , é necessário buscar conhecimento nas áreas de inteligência de dados.

É possível ter acesso a uma quantidade enorme de dados gerados por sites, aplicativos e sistemas online (Big Data). Deles, podem ser extraídas informações como hábitos de consumo, avaliações de venda e hábitos de compra, que permitem que sua empresa esteja mais próxima do cliente, ampliando as possibilidades de negócios. Fazer uso de Analytics e Business Intelligence torna-se fundamental para as fintechs.

Confira as tendências para as fintechs em 2020

2. Segurança

Com o uso da tecnologia é possível garantir segurança aos clientes e à própria empresa, automatizando ações, como o processo de cadastro, chamado de onboarding digital, compliance e validação de identidade, proporcionando melhor experiência ao usuário e mais confiança para ele e para a companhia.

A empresa precisa investir também em sistemas de segurança da informação para seu banco de dados, mantendo-o livre de ataques cibernéticos e do acesso de pessoas não autorizadas, conforme à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

3. Fraudes

No início, muitas PMEs preferem não arcar com os custos de sistemas de segurança, o que pode ser um erro grave, pois diversas fraudes podem ocorrer, gerando prejuízos grandes para as empresas e quando envolvem vazamento de dados de clientes, podem, inclusive, prejudicar a marca de maneira irreversível.

Além de investirem nesse tipo de sistema e em segurança na nuvem, é importante possuírem soluções de captação e prevenção de fraudes por meio de validação de identidade e onboarding digital.

A Nextcode pode aumentar a segurança online de sua empresa. Descubra como.

Ana Maria

Ana Maria

Responsável pelo conteúdo da Nextcode. Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply