Digitalizar o processo de validação cadastral é fundamental para garantir uma experiência segura e eficiente aos clientes

A transformação digital é um marco para o universo corporativo. Com maior alcance às novas tecnologias, empresas de diversos segmentos e tamanhos têm utilizado conceitos inovadores para otimizar suas demandas operacionais, capacitar os colaboradores com atividades mais estratégicas e, principalmente, revolucionar o relacionamento com o cliente, a fim de obter, reter e fidelizar os consumidores.  

Para tornar essa comunicação mais assertiva, o onboarding digital tem sido uma estratégia aplicada entre muitas empresas, uma vez que resulta em um fluxo de trabalho mais contínuo e seguro. Isso porque a tecnologia permite um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro, por exemplo.  

Deste modo, o onboarding digital busca transformar processos manuais em digitais, trazendo impactos diretos na organização interna da empresa e no serviço oferecido aos consumidores, tendo em vista que otimiza o trabalho e reduz a taxa de erros durante cada análise. 

Onboarding digital é seguro? 

Até poucos anos atrás, para realizar um novo cadastro, era preciso contar com documentos de identificação físicos, em que as informações eram digitalizadas de forma manual e, em seguida, levadas para análise – que muitas vezes levavam um longo período. Hoje, esse processo é feito virtualmente. O usuário envia uma foto de suas informações, que pode ser por meio do RG ou CNH, por exemplo, e, a partir daí, se inicia o processo de onboarding digital para verificar se aquela pessoa é realmente quem diz ser.  

Diversos avanços foram feitos, mas ainda existem muitas empresas que, mesmo recebendo os documentos em um sistema digital, ainda mantêm o cadastro manual. O problema é que, com centenas de novos cadastros recebidos diariamente, a companhia precisa demandar um time grande de colaboradores para realizar essa tarefa, tornando a operação morosa e ineficiente. 

Sendo assim, ao tornar o processo de onboarding 100% digital, além de designar os colaboradores a realizarem outras atividades mais estratégicas para o dia a dia da corporação, a empresa ganha com agilidade e escalabilidade. Com o apoio da tecnologia, todo esse processo de validação é feito em poucos segundos, trazendo uma resposta rápida. 

Vale reforçar que, digitalizando esse processo, a análise acaba sendo mais segura, uma vez que evita erros humanos durante a validação. Tal afirmação foi apontada em um estudo realizado pela IBM Security, que entrevistou mais de 500 empresários de diferentes países. Publicada em julho de 2020, a pesquisa relata que tecnologias de automação, como inteligência artificial e respostas automáticas a incidentes, reduziram os prejuízos totais com fraudes no mundo inteiro. 

Etapas do onboarding digital 

Para uma análise completa, várias etapas de verificação são necessárias durante o onboarding. Ou seja, ao receber um documento para validação, é preciso verificar se aquelas informações estão corretas, se realmente pertencem ao usuário que as enviou, se as imagens são correspondentes a uma selfie, por exemplo, tudo a fim de identificar qualquer indício de fraude. 

Sendo assim, ao escolher um parceiro em onboarding digital, certifique-se sobre a empresa e como essa operação é realizada, pois você só terá complicações relacionadas a fraudes ou qualquer outro indício de cibercrime se o seu sistema de onboarding for falho. 

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade, análise 100% automatizada, com agilidade e precisão. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

Tem alguma dúvida sobre como funciona o processo de onboarding digital? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do assunto.

Samuel Link

Samuel Link

Head Comercial na Nextcode. Levando aos clientes as melhores soluções em verificação digital para identificar o que é realmente genuíno.

Leave a Reply