A documentoscopia é uma etapa complementar, que garante maior efetividade ao processo de validação cadastral

A digitalização das rotinas empresariais se expande exponencialmente. Fundamental em qualquer setor corporativo atualmente, contar com tecnologia e inovação que tornem os processos operacionais mais otimizados, aumentando a produtividade dos colaboradores e melhorando o relacionamento com o cliente, é um fator determinante para que as organizações se mantenham ativas diante de um cenário que se torna cada vez mais competitivo.  

Posto isso, uma demanda que vem exigindo o apoio da tecnologia e de novos conceitos inovadores é o onboarding. Quando pensamos em processos de validação cadastral de novos clientes (como, por exemplo, no caso de bancos ou no varejo), o onboarding digital tem como função aplicar tecnologias disruptivas que permitem um maior nível de automação quanto à coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas. Garantindo agilidade e segurança nessa verificação, para sua efetividade, este processo conta com diversas etapas

Análise documentacional 

Como etapa complementar do onboarding digital, a análise documentacional é um processo realizado pela Nextcode e funciona de maneira semiautomatizada. Conhecida como Documentoscopia, nossa análise tem por objetivação determinar se um documento é falso ou não apresenta sinais de falsidade, respeitando os limites técnicos científicos.

Após o tratamento da imagem com o apoio de tecnologias de Machine Learning, Analytics e Inteligência Artificial, disponibilizamos um time de analistas especialistas no assunto, que averiguam as informações contidas no próprio documento. Ou seja, são verificados aspectos de leiaute, como posicionamentos, formatos e colorações dos campos.

Fundamental para garantir acurácia durante uma análise, a Documentoscopia evita que os usuários forjem documentos, utilizando informações alheias. Para tanto, esse processo é feito por meio de uma verificação rápida, detalhada e com cobertura nacional, o que garante escalabilidade ao procedimento.  

Documentoscopia na prática 

Como parte excepcional das nossas operações, realizamos o processo de Documentoscopia junto a diversos parceiros. Um case de sucesso que se destaca é com a Open Co, fintech de crédito pessoal fundada a partir da fusão entre as empresas do mesmo segmento Geru e Rebel. Com o aumento de solicitações por parte da fintech, esse processo de verificação – que antes era realizado pelo time interno da empresa – passou a contar com o apoio da Nextcode.  

Se antes a validação dos documentos era um processo lento e trabalhoso, que exigia grandes esforços dos colaboradores da Open Co com treinamento e toda a parte operacional, hoje a fintech conta com alta escalabilidade e velocidade nas análises, o que permite manter uma atualização constante, que atende às altas demandas.  

Outra vantagem de contar com a solução da Nextcode é estar por dentro de todas as atualizações relacionadas aos documentos de identidade brasileiros. Sem dúvidas, esse é um grande empecilho para empresas que realizam essa atividade de forma interna, o que torna o onboarding digital menos efetivo. Nossa Documentoscopia, por sua vez, mantém uma atualização constante.  

Trata-se de uma solução robusta, que tem como benefício a diminuição nos indícios de fraude, por meio de uma análise minuciosa e que garante retorno imediato e total segurança.  

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

Não deixe de conhecer nossas soluções

Wesley Almeida

Wesley Almeida

Perito em Documentoscopia e Grafoscopia na Nextcode. Vivencia a especialidade de analisar documentos físicos e imagens digitalizadas.

Leave a Reply