Entenda o que é e qual a influência da estratégia de onboarding nos processos de verificação de novos cadastros na sua empresa

O advento da transformação digital ao longo dos últimos anos, tem modificado todos os setores da esfera corporativa. E com essa digitalização das rotinas empresariais, a produtividade dos times internos, processos operacionais e o relacionamento com o cliente têm se aperfeiçoado exponencialmente. Quando pensamos em processos de validação cadastral de novos clientes (como no caso de bancos ou no varejo), a aplicação de tecnologias disruptivas também se torna efetiva. Essa tendência ganhou o nome de Onboarding Digital.

O termo onboarding digital nada mais é do que a aplicação de tecnologias que permitem um maior nível de automação nos processos de coleta, validação, armazenamento e gestão das informações recebidas pelo usuário durante a realização de um novo cadastro, tornando o processo mais ágil e eficiente, possibilitando que a experiência do cliente se torne mais satisfatória. Isso porque, com processos automatizados, o retorno é quase que imediato.

Outro ponto de destaque do onboarding digital é a segurança. Uma vez que toda validação é feita com o apoio de ferramentas tecnológicas, é possível identificar facilmente indícios de fraudes ou falhas no envio dos documentos solicitados, pois vistos a olho nu, poderiam passar despercebidos.

Como funciona, na prática, o onboarding digital?

Ao iniciar a abertura de um cadastro, é necessário inicialmente identificar o tipo de documento analisado (que pode ser CNH, RG, Comprovante de Residência, entre outros). Em seguida, a imagem é tratada e realizada a extração dos dados. Nessa extração, são validados os dados principais, como “Nome”, “CPF”, “Data de Nascimento” e “Nome da Mãe”. Esse processo conta com soluções de OCR (reconhecimento ótico de caracteres).

A próxima etapa conhecida como Background Check, checando em bureaus, bases públicas e quaisquer outras fontes de dados em relação a veracidade dos dados recolhidos. Logo após, temos o Facematch, que faz uma comparação biométrica entre selfie e foto recortada automaticamente do documento. Por fim, vem a conclusão da análise, quando as informações são devolvidas, permitindo a tomada da melhor decisão por parte do gestor, tais como aprovar, derivar para análise humana, pendenciar ou reprovar o cadastro. Todo esse processo é feito em poucos segundos.

Quais as vantagens do onboarding digital?

Em suma, a estratégia garante um fluxo de trabalho mais eficiente às empresas, além de proporcionar ao consumidor uma melhor relação com a companhia. Contar com APIs de onboarding digital, traz benefícios não apenas para a organização, mas principalmente para o cliente final, que contará com uma análise rápida e segura de seus dados.

Além disso, vale destacar benefícios como:

  • Redução de riscos e fraudes
  • Aumento da produtividade
  • Diminuição de custos
  • Melhor experiência do cliente

A Transformação Digital tem criado uma série de negócios digitais, e no caso do onboarding digital, a estratégia conta com diversos processos extremamente positivos para o negócio. E por estes motivos, é importante pesquisar o melhor parceiro em onboarding, que garanta toda a automação, funcionalidade, rapidez e segurança que o processo exige.

Nesse caminho de transformações e evolução digital, a Nextcode destaca suas soluções automatizadas de prevenção a fraudes com precisão de verificação rápida, 100% online e em questão de segundos, o que garante que apenas bons clientes sejam aceitos. Confira muito mais sobre o mundo do Onboarding Digital na aquisição de novos clientes e fique por dentro das soluções de verificação de identidade que nós da Nextcode podemos somar ao seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado e APIs para onboarding digital.

Luiz Penha

Luiz Penha

COO da Nextcode, grande vivência em infraestrutura de TI. Apaixonado por empreendedorismo e acredita que a segurança da informação é um dos grandes diferenciais das empresas.

Leave a Reply