Superar desafios é fundamental para desenvolver um sistema antifraude robusto e eficaz

Com o avanço tecnológico, se tornou crucial o investimento em um sistema robusto de prevenção à fraude e gestão de risco. A tecnologia tem possibilitado que fraudadores, sempre atentos aos pontos fracos das empresas e a possíveis novas brechas para atuação, operassem de maneira cada vez mais elaborada, trazendo novas vítimas e causando prejuízos financeiros e de imagem às organizações.

De serviços financeiros a seguradoras, operadoras de saúde e setor varejista, para evitar que transtornos como esse aconteçam, é importante entender que esse tipo de investimento deve ser visto como uma medida de se precaver ao invés de enxergá-lo como um custo adicional ou algo secundário. Uma vez que a empresa tarda no desenvolvimento de um setor antifraude, ela está cada vez mais vulnerável a novos ataques.

Nesse sentido, a melhor opção para bloquear o fluxo de crimes é por meio de estratégias que unam sistemas antifraude e de segurança, aumentando os esforços em detecção e prevenção. Dada a importância de identificar e se prevenir de ameaças em larga escala, é necessário entender, também, os desafios que esse mercado enfrenta.

  • Identificar novos modelos de fraude: para se tornar cada vez mais eficiente no combate à fraude, se atentar ao modus operandi dos criminosos é determinante. Isso porque, ao identificar suas principais técnicas e métodos, é possível, a partir daí, criar mecanismos de defesa e bloqueio no sistema;
  • Expertise à frente do mercado: felizmente, a cada dia que passa, mais empresas estão dedicando esforços no combate à fraude. No entanto, para desenvolver sistemas cada vez mais robustos e que não sejam vulneráveis a ataques fraudulentos, é preciso estar à frente dos concorrentes. Para tanto, todas as estratégias e expertise, aliados a novas tecnologias, são fundamentais;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias: para barrar a sofisticação dos processos fraudulentos, que se renovam progressivamente, a tecnologia é uma grande aliada. Afinal, seu uso permite desenvolver novas técnicas de bloqueio, garantindo mais controle aos processos e acurácia.

Importância do feeling

Para se prevenir de práticas fraudulentas, o uso de novas tecnologias é fundamental, como apontado anteriormente. Além disso, a experiência dos profissionais que operam essas tecnologias é determinante. A partir deste ponto, o feeling passa a ser um fator crucial para esses profissionais, já que eles serão os responsáveis por identificar possíveis riscos e acompanhar o modo de agir dos criminosos, a fim de evitar novas tentativas de fraude.

Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, a cada oito segundos uma pessoa sofre uma tentativa de fraude. No primeiro semestre deste ano foram registrados 1,9 milhão de ataques, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian. O resultado é 15,6% maior, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Sinergia entre as operações antifraude

Por se tratar de uma operação extremamente complexa e importante à empresa, ao contar com um parceiro de prevenção à fraude, a sinergia entre as equipes é um ponto fundamental, visto que esses profissionais trabalharão em conjunto diariamente. O desafio de reter o que é bom, o genuíno e identificar as fraudes com técnica e feeling exige, ainda, um time formado por especialistas capacitados no assunto, buscando, sempre, trazer as melhores práticas e estratégias de prevenção.

Para isso, nós, da Nextcode, contamos com os melhores profissionais do mercado, altamente capacitados e com todo o know-how que o mercado exige. Integramos aos sistemas dos nossos clientes as melhores soluções de prevenção, garantindo segurança e escalabilidade aos seus processos.

A Nextcode oferece soluções de prevenção a fraudes embarcadas em alta tecnologia para verificação de identidade com agilidade e precisão, análise 100% automatizada. Estamos apoiando as instituições em seus processos de validação cadastral, e acima de tudo, prezando pelo relacionamento com seus usuários, com o propósito de identificar o que é realmente genuíno. E o Onboarding Digital está em nosso DNA. Vem pro Time Nextcode!

Não deixe de conhecer nossas soluções

Fabiola Peres

Fabiola Peres

Coordenadora de Prevenção à Fraude, aplicando seus conhecimentos junto das melhores soluções em verificação digital para identificar o que é realmente genuíno.

Leave a Reply