Precisando de mais segurança para sua empresa? Conheça soluções de onboarding digital, como a comparação biométrica e o login único

Com o avanço da tecnologia, as empresas precisam ficar atentas a questão de segurança digital para proporcionar ao usuário, desde o momento do cadastro até a utilização dos serviços no dia a dia, melhor experiência e privacidade.

A comparação biométrica, o login único e a API são algumas das soluções que podem aumentar a segurança para empresas. Conheça-as:

Comparação biométrica e senhas mais seguras

Com a comparação biométrica a empresa pode trabalhar com com a checagem de identidade tanto para o acesso do cliente ao sistema quanto para acessos de seus colaboradores, aumentando a segurança de dados.

Atualmente, existem alguns tipos de comparação biométrica:

  • Reconhecimento facial;
  • Reconhecimento de íris;
  • Reconhecimento de retina;
  • Verificação de voz;
  • Impressão digital.

Além dessas soluções, quando a senha tiver de ser inserida manualmente a empresa deve desenvolver políticas para definição dela, com combinações de letras, números e caracteres especiais.

Single Sing-On ou login único

Ao tentar se cadastrar em um site, você já se deparou com a opção de cadastrar-se com o Facebook ou com o Google? Esse mecanismo, chamado de Single Sing-On, SSO ou ainda login único permite mais praticidade ao usuário. Basta autenticar com a plataforma escolhida e preencher os dados que faltarem.

Os dados do Facebook ou do Google, por exemplo, estão em nuvem. Ao autenticar e permitir o acesso, o usuário permite o compartilhamento desses dados com a empresa em que está se cadastrando, facilitando o processo.

Além dessa praticidade, para o usuário, há ainda outra vantagem: ele não precisa memorizar várias senhas diferentes. Utiliza sempre o mesmo login e senha para acessar as plataformas. Para a empresa, há redução de abertura de chamados para recuperação de informações, fazendo com que seus processos fluam mais rapidamente.

Para aumentar ainda mais a segurança pode ser implementada a verificação do cadastro em duas etapas. Sempre que o sistema perceber movimentação incomum, ele pode enviar um código para o telefone cadastrado, por exemplo, para confirmar a identidade do usuário.

API

APIs são aplicativos que conectam diferentes plataformas permitindo a troca de informações de maneira segura. É possível, por exemplo, por meio de uma API conectar a uma empresa um software ou plataforma desenvolvidos por outra corporação, proporcionando redução de custos e de tempo de trabalho.

Você pode, por exemplo, conectar soluções de onboarding digital da Nextcode via API.

Saiba mais sobre comparação biométrica e outras soluções de onboarding digital. Fale conosco.

Ana Maria

Ana Maria

Responsável pelo conteúdo da Nextcode. Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply