Aceleração cadastral é fundamental para o crescimento da startup. Saiba mais:

Fintechs são empresas que trabalham com serviços financeiros com uso massivo de tecnologia, como os novos bancos digitais e instituições financeiras. Especialmente, quando o assunto é onboarding digital e aceleração cadastral, o ano de 2020 promete muitas novidades para o segmento. Processos rápidos e transparentes que possibilitem a inserção de novos clientes de maneira segura são essenciais para a captação de clientes e crescimento da fintech.

O Onboarding Digital é o processo de captação de consumidores com forte utilização de tecnologia. A validação eletrônica de documentos elimina do caminho as cópias em papel, vias com firmas reconhecidas e a necessidade de presença física nas agências bancárias.

Hoje, o cadastro de clientes já é feito digitalmente em praticamente todas as fintechs, com diferentes graus de profundidade. A empresa consegue aceleração cadastral por meio de diversas soluções do Onboarding, como extração de dados, validação de documentos e até mesmo prova de que a pessoa está viva.

A seguir, conheça essas principais soluções que já estão em funcionamento e irão bombar esse ano:

Validação de documentos e OCR

É possível extrair informações de documentos imediatamente após a captação da imagem, por meio da tecnologia OCR (Optical Character Recognition). Os dados de imagens e textos do RG e CNH, como nome, número de registro, data de nascimento e filiação são extraídos e rapidamente validados. Algumas soluções oferecem também a possibilidade de extração de dados dos comprovantes de residência.

Liveness ou prova de vida

Solução que checa se a selfie tirada é de uma pessoa ou de um boneco, imagem ou outro artifício usado por fraudadores.

Facematch

Outra tendência interessante para assegurar que os documentos capturados anteriormente pertencem realmente à pessoa que está realizando o cadastro.

Funciona assim: para concluir o cadastro, será solicitado pelo app que a pessoa tire uma selfie. O Facematch verifica se a pessoa da selfie é realmente a dona do documento, proporcionando não apenas aceleração cadastral, mas segurança à fintech e ao usuário.

O reconhecimento biométrico baseia-se em centenas de pontos de referência no rosto, conseguindo captar variações, como barba, uso de acessórios e envelhecimento.

Big Data para background check

O uso de dados é intenso no processo de Onboarding Digital. Após captados – e antes da aprovação do cadastro do usuário –, diversas fontes de dados são consumidas, públicas e/ou privadas, para melhor avaliar o perfil do usuário, aumentando a segurança para a fintech.

Atualizações jurídica

Fora do Onboarding, mas igualmente importante para as fintechs estão as atualizações jurídicas, ou seja, monitoramento da legislação para enquadramento constante a ela. Hoje, existem softwares, ferramentas e sites especializados que fazem o acompanhamento em tempo real das alterações normativas, processos eleis referentes aos temasdesejados.

Conheça as soluçoes da Nexcode para aceleração cadastral.

Ana Maria

Ana Maria

Possui vivência na área da tecnologia e conhecimento sobre recursos humanos.

Leave a Reply